Uma expriência fantástica

14/02/2011 at 13:38 Deixe um comentário

Enviado por *Rodrigo de Melo Bezerra

Gostaria apenas de deixar meu depoimento sobre esta fantástica experiência vivida em tão poucos dias de enorme importância.

Durante este período pude ter contato com uma realidade não muito diferente das existentes nas periferias, subúrbios e morros deste Brasil. Pessoas esquecidas ou ignoradas por um sistema que quando muito, oferece condições insuficientes de subsistência.

Aprendi a dar valor ainda mais a tudo que tenho, principalmente a minha família que igualmente nas regiões visitadas pelo projeto, são a base para que o desânimo ou cansaço não as atinja. Procurei ter sempre em vista o propósito do trabalho que era de contribuir por meio de ações integradas para a qualidade de vida daquelas pessoas em conjunto com elas próprias, respeitando e valorizando sempre a prática e cultura local.

Ter tido contato com a realidade rural foi uma experiência engrandecedora para todos, visto a importância da atividade agropecuária para o país. A partir das experiências vividas, pude compreender melhor minhas próprias limitações em relação à situação social encontrada e ao mesmo tempo enxergar as potencialidades que existem no campo e nas pessoas que ali vivem, sem ter deixado de lado, é claro, a realização de ações importantes, necessárias e viáveis pelo grupo naquele momento.

Com toda certeza, aprendemos muito mais do que fomos capazes de ensinar, em todos os assentamentos pelo o que pude perceber, ao mesmo tempo em que se notava pouco acesso à informação para cultivo de hortas, tratamento da água, cuidado com os animais, acesso aos benefícios sociais e outros direitos, atenção à saúde bucal e física, educação das crianças, dentre outras, se percebia também a habilidade dos moradores na arte da improvisação e superação de suas dificuldades. A experiência de ter trabalhado com profissionais de diferentes áreas foi enriquecedora para todos os envolvidos, parabéns aos idealizadores desta idéia.

Certamente todos voltaram para suas casas melhores como seres humanos do que quando partiram, conviver com pessoas desconhecidas, em um local com pouca ou nenhuma infra-estrutura, de difícil acesso, distante, com acomodações pouco confortáveis, repleto de precariedades, mas ao mesmo tempo cheio de esperança, fé e amor! Amor que era transmitido nos olhares, abraços, apertos de mãos, acenos, conversas… Pessoas que deixaram a marca de que o Brasil ainda tem jeito, basta a gente querer!

Acredito que conseguimos dar voz a estes que de alguma forma foram deixados para trás e que esta voz possa soar e ecoar pelos quatro cantos deste país que demonstra ainda inaptidão para lidar com os mais necessitados e que a CNA/SENAR/ICNA possam continuar alimentando as sementes plantadas com a continuidade destas ações através dos diagnósticos realizados.

Encerro agradecendo aos coordenadores da minha equipe (ônibus 2), que conduziram muito bem o grupo, aos monitores que com suas experiências proporcionaram um melhor aproveitamento, aos professores que com suas habilidades e competências nortearam as ações e respectivas equipes e aos alunos que souberam demonstrar brilhantemente o quão são capazes!

Rodrigo de Melo Bezerra, é estudante de enfermagem da UNISA

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , .

Com a força do trabalho, é possível vencer Aprendizado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Folder Senar Rondon 2011 – 3ª Edição

Folder Senar Rondon

Registre seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 47 outros seguidores

Galeria de fotos

Assentamento Poções - Ceres-GO

Assentamento Poções - Ceres-GO

Assentamento Poções - Ceres-GO

Mais fotos

Fale Conosco

Fale conosco

Twitter Orkut Facebook Youtube

Canal do Produtor

Arquivos do Senar Rondon 2011

Blog Senar Rondon 2010

Blog Senar Rondon 2010

Realização

Sistema CNA


%d bloggers like this: