Pé na estrada

23/01/2011 at 10:00 Deixe um comentário

Enviado por Gildo Yamashiro e equipe

O projeto Senar Rondon, que nossa equipe de gravação começa a registrar a partir de agora, é uma oportunidade única de mostrar um Brasil difícil de ver. A realidade dos assentamentos rurais brasileiros é muito distante do retrato urbano.  Nos dias que antecederam nossa viagem, ouvimos dos coordenadores do Senar, de monitores e de professores experientes alguns relatos sobre as dificuldades que os assentamentos enfrentam, suas carências. É o retrato de um país que ainda convive com desafios que já pareciam superados no mundo moderno. Falta luz. Água. Estrada, escola, hospital.

Na mesma intensidade em que se sucediam os depoimentos sobre a precária estrutura nos assentamentos, presenciamos também o entusiasmo do grupo multidisciplinar. A vontade de bem fazer, de realizar ações concretas e de inspirar um mínimo de expectativa para aquelas comunidades é o elo que une todos os integrantes dessa caravana de solidariedade e aprendizado. Não ouvi uma palavra  apreensiva sobre o que vem pela frente. Estão todos conscientes da importância do que tem a fazer. Os percalços são encarados com a frieza da realidade. E os objetivos, com a esperança dos realizadores.

Vamos pegar a estrada e cruzar os céus de quatro estados. Nossa equipe está saindo hoje de Brasília, em direção a Palmas e de lá para Abreulândia, em Tocantins. Depois, visitaremos os trabalhos em Bocaiuva (MG), Flores de Goiás (GO) e Luis Eduardo Magalhães (BA). A missão é registrar, para um vídeo-documentário, um pouco das histórias que esses desbravadores modernos estão dispostos a viver.  A nossa expectativa é alta. Pelos bons depoimentos que já captamos em Brasília, sabemos que vai ser uma viagem de descobertas, humanismo e lições de vida. Na volta, certamente, teremos algo a ensinar sobre o tudo que aprendermos. Vai ser demais!

*Gildo Yamashiro é diretor e roteirista  da Boa Nova, parceira na realização do vídeo-documentário sobre o Senar Rondon.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , , .

Renda e dignidade Lá vamos nós…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Folder Senar Rondon 2011 – 3ª Edição

Folder Senar Rondon

Registre seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

Junte-se a 47 outros seguidores

Galeria de fotos

Assentamento Poções - Ceres-GO

Assentamento Poções - Ceres-GO

Assentamento Poções - Ceres-GO

Mais fotos

Fale Conosco

Fale conosco

Twitter Orkut Facebook Youtube

Canal do Produtor

Arquivos do Senar Rondon 2011

Blog Senar Rondon 2010

Blog Senar Rondon 2010

Realização

Sistema CNA


%d bloggers like this: